Quer capturar a atenção dos leitores dos seus conteúdos textuais no ambiente online?
Esse leitor é uma pessoa geralmente acelerada e que está sempre sendo bombardeada no ambiente digital por inúmeros estímulos e informações de todos os lados.
A forma com que as pessoas leem foi se transformando com o surgimento dos novos suportes digitais - ou seja, as telas de tv, celular, tablets e computadores.
Seja para criar conteúdos no blog da sua biblioteca ou até para escrever um e-mail, você vai precisar aprender essa técnica do LIDE.
Você já reparou que toda boa notícia resume as principais informações no primeiro parágrafo, nas duas ou três primeiras linhas? E que geralmente elas respondem àquelas famosas perguntas:
quem, quando, onde, por que e como.
Isso no jargão jornalístico é chamado de LIDE. Em outras palavras, é a síntese daquilo que será tratado ao longo do texto.
Mas não é só isso! Nesse começo você deve inserir a ideia geral do texto incluindo a conclusão! Isso mesmo! Essa técnica, utilizada principalmente para fisgar os leitores mais apressados, é chamada de pirâmide invertida.
quem, quando, onde, por que, como, ideia geral do texto e conclusão.
Agora, imagine a letra T.
A base da pirâmide é a linha horizontal.
Nela devem estar as principais informações, aquilo que realmente importa que se saiba. Nesse início, os olhos percorrem da esquerda para a direita as informações.
Depois, a visão começa a percorrer o texto de modo vertical, como a linha de pé do T. Ou o afunilamento da pirâmide, da base maior para a menor.
Assim, fica a dica: segure seu leitor logo de início.
Texto de Luciano Melo e Lygia Canelas.
Mais dicas sobre esse tema? Leia também A arte de escrever bem.
Comments